Estudo #4 para Grupo de percussão

Entre 2016 e 2018 escrevi uma série de 10 peças para conjuntos de percussão. O Estudo #4 foi pensado inicialmente como exercício de leitura à primeira vista. Explora a prática de grupo com simplicidade.

Acredito que funciona especialmente na sala de aula, pela liberdade de instrumentação e fácil adaptação a diferentes formações instrumentais.

Com a ajuda dos talentosos alunos de Grupo 1, consegui fazer um novo registro.

Formação:

  • Peça para grupo de 4 a 6 percussionistas;
  • Instrumentação livre desde que observada as relações de frequência entre os instrumentos (agudos, médios, médio grave e grave);
  • Seção B com improvisações.

A partitura está disponível gratuitamente a seguir:


Ideal para aquecer mente e mãos! 🥁🎶

Posts Similares

  • Prenda minha – Partitura

    Prenda Minha é um clássico da música tradicional do Rio Grande do Sul. A música tornou-se amplamente conhecida a partir de gravações com artistas regionais como Os Araganos, Conjunto Farroupilha, Grupo Caverá, Kleiton e Kledir, Joca Martins, Delcio Tavares, Borghetinho, Wilson Paim, Os Farrapos e por outros tantos como Inezita Barroso, Agnaldo Rayol e Caetano…

  • Deslocamento #1

    Exercício de deslocamento rítmico em 4 por 4: Deslocamento rítmico é um conceito que envolve deslocar a acentuação de padrões rítmicos dentro de um material musical. A técnica pode ser usada para criar tensão, interesse ou sensação de imprevisibilidade na música. Em vez de seguir um padrão rítmico previsível e constante, certas notas são deslocadas…

  • Pulso #1

    O exercício de pulso #1 foi elaborado em compasso quaternário com o objetivo de exercitar a fluência na percepção do tempo e do contratempo rítmico. Pode ser realizado em diferentes andamentos e tem 2 formas distintas de estudo. Na primeira forma de realização, existe um compasso de marcação (palmas) no “tempo” e um compasso de…

Deixe um comentário