Repertório no bacharelado em percussão da UFSM (2002-2006)

Em meio a CD’s, DVD’s, álbuns e documentos digitais antigos, guardados desde 2006, encontrei backups do meu primeiro computador. Lá estavam lembranças dos anos de intensos estudos e aprendizados na Universidade Federal de Santa Maria- RS. Entre os arquivos e anotações digitalizadas (word) encontrei um que tinha a descrição do repertório que toquei durante o período de graduação em música. Se trata da sequencia de peças que estudei e apresentei em aulas e recitais durante o bacharelado em percussão. Desde o primeiro até o último semestre (2002 – 2006).

Longe de qualquer vaidade sobre este repertório (que inclusive revela o aluno mediano que fui), resolvi publicar aqui no blog a relação de obras e compositores. Especialmente pela alegria que tais recordações me trouxeram. São referências bastante precisas de autores e peças que jamais conseguiria manter apenas pela memória. Segue:
Repertório no bacharelado em percussão cursado entre os anos 2002 e 2006

1º Semestre

Ney Rosauro – Exercícios e estudos iniciais para barrafones (1 ao 12).

Ney Rosauro tem se destacado como um dos mais originais e dinâmicos percussionistas sinfônicos da atualidade. Dono de um estilo único de compor, caracterizado por melodias charmosas e a ritmos contagiantes, ele utiliza elementos do rico folclore brasileiro para criar composições estilizadas, cheias de vida, amor e fantasia, que têm encantado plateias ao redor do mundo.

Mitchell Peters – Chant for Marimba

Mitchell Peters é membro do Hall da Fama do PAS (Percussion Art Society). Mitchell Thomas Peters nasceu em 17 de agosto de 1935 em Red Wing, Minnesota. Atuou em gravações com a Dallas Symphony e a Los Angeles Philharmonic. Tem dezenas de composições e publicações sobre percussão.

Charles S. Wilcoxon – Rolling in Rhythm
Charles S. Wilcoxon – Elyria four Stroke

Charles Wilcoxon (26 de novembro de 1894) é um percussionista Americano. Wilcoxon recebeu seu primeiro tambor em 1899 aos 5 anos de idade e foi ensinado a leitura musical básica por sua mãe, uma professora de piano. Aos 12 já estava em turnê aos 14 com o show de vaudeville “Spring Maid”. Charles foi membro da orquestra de turnê do filme de DW Griffith “Intolerance”. De 1922 a 1933 ele tocou no The Palace em Cleveland, como baterista da casa. Na década de 1930 fundou sua própria loja de música. Seus livros foram originalmente escritos à mão como uma ajuda para ensinar alunos particulares na Drum Shop and Studio de Wilcoxon no Arcade em Cleveland e muitos dos solos foram dedicados a alunos específicos. Wilcoxon supostamente escreveu todos os 150 solos para All-American Drummer em apenas seis semanas.

2º Semestre

Andréa Schneider – Xylo Moments

A composição Xylo Moments é uma mistura de influências musicais. O álbum gravado por Andréa Schneider apresenta uma variedade de estilos musicais, desde peças suaves e introspectivas até peças mais energéticas e rítmicas. O álbum xylofonia foi bem recebido pela crítica musical e é considerado um trabalho significativo na carreira de Andréa Schneider, destacando suas habilidades como percussionista e compositora. Além de Xylo Moments a percussionista apresenta uma variedade de outros instrumentos, incluindo marimba, vibrafone, bateria e percussão brasileira.

Wolfgang Pachla – Etude nº 2 in D
N. Rosauro – Seven Brazilian Children Songs (A canoa virou; ciranda, cirandinha;
pirulito que bate-bate; a moda da tal Anquinha)
C. S. Wilcoxon – Rhythmania
C. S. Wilcoxon – Paradiddle Johny
CHARLES STEWART ASHWORTH (1812) – Three Camps
W. Schlüter – Nadja’s Dance
W. Schlüter – Menuet for Catherine
Siegfried Fink – Vol. 3 Progressive Studies

3º Semestre

N. Rosauro – Children songs #4, #5, #7
C. S. Wilcoxon – Lorain Post Dug-Out
Victor Feldman – Delicate Touch

Victor Feldman (1934-1987) foi um músico britânico de jazz e fusion altamente respeitado, conhecido por sua habilidade como vibrafonista, pianista, baterista e percussionista. Feldman começou a tocar profissionalmente aos 7 anos de idade e se apresentou com muitos músicos notáveis ao longo de sua carreira, incluindo Miles Davis, Cannonball Adderley, Stan Getz, Woody Herman e muitos outros.

Feldman mudou-se para os Estados Unidos em 1957 e logo se tornou um membro influente da cena de jazz da costa oeste. Ele gravou vários álbuns como líder de banda e contribuiu com inúmeros outros como músico de sessão, tocando em gravações de artistas como Steely Dan, Joni Mitchell, Frank Zappa e Quincy Jones.
Além de suas habilidades musicais, Feldman também era conhecido por seu trabalho como compositor, tendo escrito muitas peças originais que foram gravadas por outros artistas. Ele também foi um dos primeiros músicos de jazz a incorporar sintetizadores e outros instrumentos eletrônicos em seu trabalho.
Infelizmente, Feldman faleceu em 1987, mas sua influência na música jazz e fusion continua a ser sentida até hoje. Ele é lembrado como um dos músicos mais talentosos e versáteis de sua geração.

Wolfgang Schlüter – Blues Variations

Wolfgang Schlüter (nascido em 1943) é um vibrafonista e percussionista alemão de jazz. Ele é conhecido por sua técnica virtuosística e musicalidade sofisticada, tendo se apresentado em muitos dos principais festivais de jazz da Europa. “Blues Variations” é um álbum de jazz lançado por Wolfgang Schlüter em 1999. O álbum apresenta uma variedade de músicas de blues, incluindo composições originais de Schlüter e arranjos de clássicos como “Stormy Monday” e “All Blues”. Schlüter é acompanhado por uma banda de jazz alemã, que inclui o saxofonista Peter Weniger, o pianista Hubert Nuss, o baixista Ingmar Heller e o baterista Hermann Heidenreich.

O álbum “Blues Variations” é uma exibição impressionante da técnica e musicalidade de Schlüter, com seu vibrafone lírico e expressivo liderando a banda em performances emocionantes e virtuosísticas. É um trabalho importante na carreira de Schlüter e é altamente valorizado pelos fãs de jazz e críticos musicais.

Epilogue
M. Hurley – The Bomb

4º Semestre

A. Gomez; M. Rite – Rain Dance
N. Zivkovic – Tropical Feel

Nebojsa Jovan Zivkovic: aclamado pela crítica como um dos artistas de marimba e percussão mais exclusivos e expressivos da atualidade, Nebojsa Jovan Zivkovic influenciou muito a cena da percussão internacional durante as últimas três décadas – tanto como um compositor magistral quanto como um artista virtuoso. Natural da Sérvia, Zivkovic concluiu seu mestrado em composição, teoria musical e percussão em Mannheim e Stuttgart, Alemanha, onde reside desde 1980.

Ruud Wiener – Home-made

Ruud Wiener (nascido em 1949) é um vibrafonista holandês de jazz. Ele é conhecido por seu estilo elegante e virtuosismo técnico, tendo tocado com muitos músicos de jazz notáveis ao longo de sua carreira. Como líder de banda, Wiener lançou vários álbuns de jazz que apresentam sua técnica e estilo únicos no vibrafone. Ele também é um membro proeminente da cena de jazz holandesa, tendo colaborado com muitos dos principais músicos de jazz do país. O vibrafone é um instrumento de percussão melódico que é comumente usado no jazz, e muitos músicos notáveis, incluindo Wiener, se destacaram tocando o instrumento.

Bill Molenhof – Ballad for a Falling Star and a Flat Tire

Bill Molenhof (nascido em 1944) é um vibrafonista americano de jazz. Ele é conhecido por seu estilo melódico e harmônico e já tocou com muitos dos principais músicos de jazz da história. Molenhof começou a tocar vibrafone enquanto estudava na Universidade Estadual da Pensilvânia e, em seguida, se mudou para Nova York, onde se tornou um músico de sessão e colaborou com muitos músicos de jazz notáveis. Ele também liderou sua própria banda de jazz e gravou vários álbuns como líder.

5º Semestre

N. Zivkovic – Waltz for Hubert
Paul Smadbeck – Rhythm Song

Paul Smadbeck (1955 – 2020) foi um renomado percussionista, compositor e professor de música americano. Ele nasceu em Ohio, EUA, e começou a estudar música aos sete anos de idade. Ele se formou em música pela Universidade de Cincinnati e obteve seu mestrado em música pela Universidade de Indiana. Smadbeck se tornou um dos percussionistas mais renomados dos Estados Unidos, tocando com várias orquestras e grupos de música de câmara em todo o país. Ele também foi professor de música na Universidade de Cleveland e deu aulas e oficinas em todo o mundo.

Além de suas realizações como percussionista, Smadbeck também foi um compositor prolífico, escrevendo muitas peças para instrumentos de percussão, incluindo marimba, vibrafone e xylofone. Algumas de suas peças mais conhecidas incluem “Rhythm Song”, “Virginia Tate” e “Etude in C Major”. Suas composições são frequentemente utilizadas em competições e recitais de percussão em todo o mundo. Smadbeck recebeu muitos prêmios e homenagens ao longo de sua carreira, incluindo o Prêmio Cleveland Arts Prize em Música em 1999. Sua contribuição para o mundo da música de percussão é amplamente reconhecida e suas composições continuam a ser estudadas e apresentadas em todo o mundo.

Marco Pereira – Plainte

Marco Pereira é um renomado violonista, compositor e arranjador brasileiro. Ele nasceu em São Paulo, em 1956, e começou a estudar violão aos seis anos de idade. Aos 15 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar com o violonista Baden Powell. Pereira é um músico altamente respeitado e já trabalhou com muitos dos grandes nomes da música brasileira, como Tom Jobim, Edu Lobo, Gal Costa, Milton Nascimento e Paulinho da Viola, entre outros. Ele também é conhecido por suas habilidades como compositor e arranjador, tendo escrito músicas para artistas como Nana Caymmi, Gilberto Gil e Chico Buarque. Além de sua carreira solo, Pereira também é membro do Trio Madeira Brasil, um grupo de choro formado em 1998. O grupo já gravou vários álbuns aclamados pela crítica e se apresentou em todo o mundo.

Pereira também é professor de violão e música brasileira, tendo lecionado em várias instituições de ensino, incluindo a Escola de Música de Brasília e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele também oferece workshops e masterclasses em todo o mundo e é considerado um dos principais professores de violão do Brasil. Em resumo, Marco Pereira é um músico altamente talentoso e respeitado, que fez importantes contribuições para a música brasileira como violonista, compositor, arranjador e professor.

N. Rosauro – Variações para 4 Tom-Tons
N. Rosauro – Toccata e Divertimento

6º Semestre

Ney Rosauro – Suíte Popular Brasileira (Xote)
G. Whaley – Dialogue

7° Semestre

Ney Rosauro – Suíte Popular Brasileira ( 4 mov.)
J. Xavier – Prelúdio e Salsa, Jazz.
Luiz D’Ánunciação – Fantasia para vibrafone solo

Luiz D’Ánunciação, popularmente conhecido como Pinduca, foi amplamente conhecido em todo o mundo por ser concertista, autor, compositor e pesquisador, com formação nos Seminários de Música da Universidade Federal da Bahia entre os anos de 1956 a 1959. Habilidoso, cursou percussão na Universidade do Colorado, em Boulder, Estados Unidos. Foi aluno, de Vibrafone, de Phill Krauss em Nova Iorque, de Marimba, de José Bethancourt, em Chicago, tendo ainda estudado percussão cubana com José Helário Amat e Lino Neira Benthacourt, em Havana, em 1996.

Pinduca preparou os instrumentos de percussão da Orquestra Sinfônica Brasileira nas excursões da Europa, dos Estados Unidos e do Canadá, sob a direção do maestro Isaak Karabchewsky, sem deixar suas funções de professor/orientador na implantação do Curso de Percussão da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, depois de ter sido integrante, por 18 anos, do elenco da TV – Globo, como percussionista, arranjador e regente.

Nebojsa Jovan Zivkovic – Lês Violons Morts
Ney Rosauro – Sonatina para caixa – clara solo.
FRANÇOIS BOURASSA – Meditation
Marcelo Borba – Conversa Animada
Cadernos Progressivos: Ney Rosauro – Método Completo de Caixa Clara Níveis I, II, III e IV
I. Wright – Graded Music for Timpani Books I, II and III
Ney Rosauro – Estudos para Percussão Multipla 1 a 10

8º Semestre: repertório de formatura

Nebojsa Zivkovic – PEZZO DA CONCERTO para caixa-clara solo.
Nebojsa Zivkovic “To the Gods of Rhythm” para Djembe solo
Minoru Miki – Marimba Spiritual, quarteto de percussão

Minoru Miki (1930-2011) foi um renomado compositor e músico japonês, conhecido por sua inovação em composições musicais que incorporam tradições japonesas e ocidentais. Ele também é conhecido por sua influência na música contemporânea japonesa, tendo fundado a Associação de Música Contemporânea do Japão em 1960.

No que se refere à marimba, Miki escreveu várias peças para este instrumento, muitas delas tornaram-se muito populares e são frequentemente executadas em todo o mundo. Alguns exemplos incluem “Time for Marimba” (1965), “Marimba Spiritual” (1974), “Marimba Dance” (1979) e “Marimba Concerto” (1992).
As composições de Miki para marimba são conhecidas por sua complexidade rítmica, harmonia e uso criativo de técnicas de percussão. Ele foi um dos primeiros compositores a explorar as possibilidades musicais da marimba, elevando o instrumento de percussão a um patamar mais elevado no mundo da música clássica.

Mark Glentworth – Blues For Gilbert, vibrafone solo
Ruud Wiener – Blue Tango, duo para Marimba e Vibraphone
Ney Rosauro – Suíte Popular Brasileira versão com marimba, baixo e bateria.
Recital orientado pelo Professor Dr. Gilmar Goulart

Sobre o bacharelado em percussão na UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria-RS oferece a formação de bacharel em percussão. O curso de percussão tem duração de 8 semestres e o currículo do curso é composto de disciplinas obrigatórias, complementares e optativas. O curso de Bacharelado em Música da UFSM busca fornecer ao aluno uma formação que desenvolva as competências práticas e teóricas necessárias à atuação como músico profissional. Reconhecido pela Portaria n. 300/2016/MEC, o curso de música/bacharelado da UFSM tem atualmente o Conceito 4. É possível saber mais sobre os bacharelados em música da UFSM através deste Link para a página do curso: https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/musica/bacharelado-em-musica

Apresentações durante o bacharelado em percussão

Recitais Solo

Momento Musical “Solo” UFSM – 12/12/2005;

Recital “Solo” UFSM em 27/10/2004;

Recital de formatura bacharelado em percussão: 09 de Setembro 2006;

Apresentações em duo, classe de percussão e com grupo de percussão UFSM

Festival de Inverno de V. Vêneto: 24 de Julho de 2002;
Teatro Caixa Preta: 27 de Agosto de 2002;
Teatro Caixa Preta: 06 de Outubro de 2003;
Teatro Treze de Maio: 1° de dezembro de 2002;
Recital Filipe Berlitz e Marcelo Borba: 18 de Maio de 2004;
Classe de percussão: 02 de Julho de 2003;
Classe de percussão: 29 de Novembro de 2005;
Momento musical: 04 de Novembro de 2004;
Momento musical: 15 agosto de 2006;

Participações em recitais de Percussão

Recital de Marcelo Rodriguez: 2002
Recital de Marcelo Rodriguez: 27 de novembro de 2003
Concerto de formatura de Márcio Tólio: 14 de julho de 2004
Concerto de formatura de Misael Assmann: 11 de dezembro de 2004
Concerto de formatura de Filipe Berlitz: 02 de Setembro de 2006

Outras apresentações

Recital da coletividade de compositores da UFSM: 15 de Janeiro de 2003
Festival de Inverno de V. Vêneto: “Dança de Sabre” 28 de Julho de 2003;
Festival de Inverno de V. Vêneto: “Recital dos Professores” Julho de 2007;
Concerto de formatura de Camila Postiglione Wetternick: 02 de Julho de 2004
Espetáculo Musical “Música e Educação”: II Congresso de Educação, Arte e Cultura (CEAC); 09 de Setembro de 2009.
Trilha sonora na peça teatral “Onde os oceanos se encontram”.

Grande abraço!

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