Trilhas de acompanhamento ou backing tracks
O que é uma backing track musical?
Você pode encontrar diferentes nomes para esse tipo de recurso: trilha de acompanhamento, faixa de acompanhamento ou backing track. Todos esses termos se referem a uma faixa de áudio (atualmente como mídia digital) que contém parte ou todos os instrumentos e vocais de uma música.
Geralmente, a backing track omite um dos instrumentos musicais — seja um instrumento melódico ou harmônico, o solo instrumental e/ou o vocal principal. Seu principal objetivo é servir como base de acompanhamento em momentos de prática musical, apresentações ou gravações.
Uma backing track pode incluir bateria, baixo, guitarra base, teclados, cordas, percussão, vocais de apoio e outros elementos que sustentam a melodia principal ou o vocal principal. A característica principal de uma backing track é a ausência do elemento que o músico pretende executar em sua prática. Para um cantor, por exemplo, será o vocal principal. Para um guitarrista, pode ser o solo de guitarra.
Atualmente, existem trilhas de acompanhamentos que podem ser baixadas na internet gratuitamente ou criadas por músicos e produtores usando programas de gravação e edição de áudio. Elas são uma ferramenta valiosa tanto para artistas profissionais quanto para estudantes de música que desejam praticar, se apresentar ou gravar suas próprias performances.
Em resumo, uma trilha de acompanhamento ou backing track (tratadas aqui como sinônimos) são ferramentas versáteis usadas tanto na prática musical quanto em gravações.
Alguns canais do youtube que disponibilizam backing tracks gratuitamente
- “GuitarBackingTrack” (https://www.youtube.com/user/GuitarBackingTrack): Esse canal oferece uma ampla seleção de backing tracks para guitarra em vários gêneros, como rock, blues, jazz e metal.
- “Karaoke Academy” (https://www.youtube.com/c/KaraokeAcademy): Esse canal apresenta uma variedade de play alongs e backing tracks com letras em diferentes estilos musicais, incluindo pop, R&B, hip-hop e muito mais.
- “Learn Jazz Standards” (https://www.youtube.com/c/Learnjazzstandards): Esse canal é focado em jazz e oferece backing tracks de jazz tradicional, bebop e outros subgêneros do jazz, perfeitas para estudar e improvisar.
- “Drumeo” (https://www.youtube.com/c/Drumeo): Esse canal é voltado para bateristas e oferece uma combinação de aulas, performances e backing tracks para ajudar na prática e no desenvolvimento de habilidades na bateria.
- “Sing King” (https://www.youtube.com/c/SingKingKaraoke): Esse canal é especializado em karaokês e oferece uma ampla variedade de backing tracks com letras para cantores de diversos gêneros musicais, desde pop até rock e R&B.
- “Jam Track Central” (https://www.youtube.com/user/JamTrackCentral): Esse canal é dedicado a backing tracks para guitarristas e outros instrumentistas. Ele oferece backing tracks em diferentes estilos musicais, com foco especial em rock, fusion e blues.
Alguns exemplos específicos de backing tracks de canções conhecidas do repertório mundial
- Blue Bossa (Kenny Dorham) : AQUI
- Fly Me To The Moon: AQUI
- Summertime (George Gershwin): AQUI
- Caravan (Duke Ellington): AQUI
- My Favorite Things (Richard Rodgers): AQUI
- In a Sentimental Mood (Duke Ellington): AQUI
- There Will Never Be Another You – slow (Harry Warren): AQUI
- Billie’s Bounce – medium swing (Charlie Parker): AQUI
- Donna Lee (Charlie Parker): AQUI ou AQUI
- Bluesette (Toots Thielemans): AQUI
- Wave (T. Jobim): AQUI
- Solar (Miles Davis): AQUI
- Sunny (Bobby Hebb): AQUI
- Human Nature ( Michael Jackson): AQUI
- Shape of my heart (Sting): AQUI
- Tears in Heaven (Eric Clapton): AQUI
- Let it Be (The Beatles): AQUI